Especial

A confiança em Deus em meio às tempestades da vida

Dom Anuar Battisti Arcebispo Emérito de Maringá (PR) Hoje, celebramos o 12º Domingo […]

Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

Hoje, celebramos o 12º Domingo do Tempo Comum e somos convidados a refletir sobre a confiança em Deus, especialmente em meio às tempestades e desafios da vida. As leituras deste domingo nos oferecem uma mensagem poderosa de esperança e coragem. 

A primeira leitura é de Jeremias, ouvimos o profeta Jeremias expressando sua angústia e sofrimento. Ele se sente perseguido e ameaçado por aqueles ao seu redor. Jeremias, no entanto, não perde a fé em Deus. Ele diz: “Mas o Senhor está comigo como um forte guerreiro” (Jeremias 20,11). Este é um lembrete poderoso de que, mesmo em nossos momentos de maior desespero, Deus está ao nosso lado como um protetor e defensor. 

O Salmo 68 (69) ecoa este sentimento de confiança em Deus. “Respondam-me, Senhor, pelo vosso imenso amor, pela vossa fidelidade em salvar” (Salmo 68,14). O salmista clama a Deus por ajuda e expressa sua fé inabalável na misericórdia divina. Este salmo nos ensina a clamar a Deus em nossas necessidades, confiando em Seu amor e fidelid6ade. 

A segunda leitura é de Romanos 5, 12-15, São Paulo nos lembra do grande dom da graça de Deus. Ele compara a desobediência de Adão, que trouxe o pecado ao mundo, com a obediência de Cristo, que trouxe a graça e a justificação para todos nós. “Mas o dom gratuito de Deus é bem diferente do pecado de Adão” (Romanos 5,15). Esta passagem nos lembra que, através de Jesus Cristo, temos acesso à graça abundante de Deus, que nos fortalece e nos sustenta em todas as circunstâncias. 

No Evangelho de Mateus 10, 26-33, Jesus nos encoraja a não temer aqueles que podem nos fazer mal fisicamente, mas a temer a Deus, que tem poder sobre a vida eterna. “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mateus 10,28). Jesus nos assegura que somos preciosos aos olhos de Deus. “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais” (Mateus 10,30-31). 

Essas palavras de Jesus são um convite para colocarmos nossa confiança completa em Deus. Ele nos conhece intimamente e se importa profundamente conosco. Nenhuma dificuldade ou adversidade pode nos separar do amor de Deus. 

Queridos irmãos e irmãs, as leituras de hoje nos chamam a uma profunda confiança em Deus. Jeremias nos mostra que, mesmo em meio à perseguição, podemos confiar na presença protetora de Deus. O salmista nos ensina a clamar a Deus em nossos momentos de necessidade, confiando em Sua misericórdia. São Paulo nos lembra do dom da graça que recebemos através de Jesus Cristo. E Jesus nos encoraja a não temer as adversidades deste mundo, mas a confiar plenamente no amor e na providência de Deus. 

Que possamos, em todas as tempestades da vida, lembrar que Deus está conosco, nos sustentando e nos protegendo. Que nossa fé seja fortalecida e nossa confiança em Deus renovada a cada dia. Amém! 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno