Evangelização

Qual significado dos anéis utilizados pelos religiosos?

De acordo com padre, a aliança tem o sentido bíblico de consagração para uma missão.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2017_02_23_002Alguns padres, irmãos ou irmãs têm o hábito de usar anéis de vários materiais. Será que eles têm algum significado ou simbolismo para aqueles que usam? Este foi o destaque do quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 23. (Assista ao vídeo abaixo)

Alguns religiosos usam aliança na mão esquerda. O Missionário Redentorista, Pe. Ângelo Licati, explicou o significado do costume. “Aliança é um sentido bíblico de uma comunhão, de um compromisso, de um juramento que duas pessoas fazem para ter um projeto comum. Assim são as alianças bíblicas do Antigo Testamento. Deus fez aliança com Abraão, com Noé, apareceu no céu o arco da aliança, que é simbólico. Então, eles querem significar que com esse sinal, eles são pessoas consagradas a Deus, consagradas para uma missão”, afirmou.

Antigamente era mais comum o uso do conhecido anel de tucum, uma palmeira da Amazônia. “Há um avanço contínuo do pessoal civilizado contra as nações indígenas, quase que destruindo-as. Então, há também, na Igreja, o movimento de defesa do indianismo, do povo indígena. Então, foi escolhido por esse pessoal todo como um anel de tucum, pois ele é feito com material indígena, simples, pobre, pode quebrar, não tem a riqueza do ouro nem da prata e de pedras. É só um argolinha preta tirada do coco do tucum. Então, é um compromisso das pessoas que usam esse anel com a causa indígena no Brasil”, explicou o padre.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2017_02_23_001O uso da aliança ou do anel, como muitos preferem chamar, não é obrigatório para os religiosos. E eles podem começar a usar a qualquer momento, também não existe uma época específica para o uso do objeto. Não só os padres podem usar as alianças ou anéis. Bispos e o Papa, por exemplo, usam regularmente. E os modelos podem variar.

“O bispo usa um anel roxo. Não é aliança, é um anel com uma pedra simbolizando que ele é um pastor do rebanho. O Papa usa o anel do pescador, pois ele é o responsável, de certa maneira, por todo o povo de Deus”, concluiu o Missionário Redentorista.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno