Notícias

Pastoral da Moradia: trabalho de união e solidariedade

Voluntários de uma paróquia de Goiânia (GO) se unem na construção de casas para famílias carentes.

Construir casas para quem mora em condições precárias ou até quem não tem onde morar é uma missão da Pastoral da Moradia da Paróquia Santo Inácio de Loyola. Este foi o destaque do quadro “Atitude Cristã”, exibido no Programa Pai Eterno, desta segunda-feira, 29. (Assista ao vídeo abaixo)

Atitudes cristãs são todas aquelas que reproduzem de forma concreta os ensinamentos de Jesus referentes ao amor pelo próximo. E sobre isso a Pastoral da Moradia sabe muito bem. Dois fins de semana de cada mês são dedicados a construir o lar de famílias carentes.

A dona de casa, Aline de Souza Lima, foi uma das contemplada. As condições de moradia para ela, o marido e os dois filhos são precárias. “Eles vieram aqui, fizeram a visita, olharam, fizeram fotos e estão aí hoje”, comemorou Aline.

A Pastoral da Moradia já existe há quase 20 anos e em todo esse tempo quase 200 casas já foram construídas beneficiando famílias carentes. O mutirão acontece em clima de cooperação e muita sintonia, cada um tem uma função muito especial. O Estevão Bernardino Silva é mestre de obras e disse que tem a alegria de poder colocar a profissão no exercício da caridade: “Eu sou um dos mais velhos da Pastoral, e graças a Deus nunca faltou saúde e nem prazer em estar doando aquilo que Deus me deu, que foi a profissão para ajudar essa família”, afirmou.

Veja também:

Paulo César Souza é contador e é o fundador da Pastoral da Moradia e contou que o projeto começou no nosso encontro de casal da Paróquia Santo Inácio de Loyola: “ Um casal estava justamente falando sobre o que podíamos, como casais cristãos, fazermos para ajudar o próximo. Então, tive a ideia de fundar a Pastoral da Moradia. Cheguei até o padre na época, ele nos apoiou e Deus nos ungiu com a Pastoral. Éramos sete pessoas, fazíamos uma casa a cada seis meses, hoje, já fazemos uma casa por mês, e já estamos alcançando a casa de número 164, com a graça de Deus”.

Na força tarefa de construção das casas mais ou menos 40 integrantes da Pastoral colocam a mão na massa. Quem doa o trabalho, também recebe outros benefícios em troca, além da gratidão das famílias beneficiadas. E não são somente homens que trabalham na construção das casas. Mulheres como a estudante Patrícia Emília Vilela Silva também se esforçam. “Eu faço engenharia civil e fazemos parte de um grupo que tenta devolver para a sociedade o que estamos absorvendo na faculdade. É um projeto de extensão, e encontramos na Pastoral da Família o que é muito gratificante”, afirmou.

Além daqueles que se esforçam no trabalho das obras, tem também aqueles que fazem doações. E para isso a Pastoral da Moradia tem até um site. “O dinheiro para a construção da casa é de dinheiro de doação, que recebemos dos próprios membros da Pastoral, da comunidade da Igreja, e de fora, de pessoas que veem o site e ficam sabendo do nosso trabalho e fazem doações”, ressaltou o presidente da Pastoral.

A casa da Aline aconteceu e é mais uma família cheia de alegria por poder morar com mais conforto, segurança e acima de tudo, dignidade.  “A minha única solução foi ajoelhar e buscar o Senhor, foi onde o pessoal da Pastoral apareceu na minha vida, para fazer essa solidariedade”, declarou a dona de casa.

Se depender de vontade e força, Estevão afirma que seguirá com o projeto entanto for possível. “Se eu tivesse que viver mais 100 anos, eu gostaria de estar cada vez neste mutirão. Espero que meus amigos, jovens que estão começando, que tenham o mesmo sentimento, e na hora que sairmos de cena, que eles continuem o trabalho, sem esquecer que este é um dos trabalhos mais bonitos que tem”, afirmou Estevão Bernardino.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno