Devoção

Romeiro deve ter cuidados com a saúde na caminhada até Trindade

Fisioterapeuta orienta sobre cuidados com a saúde na hora de colocar o pé na estrada.

Quem pretende percorrer a pé os 18 quilômetros entre Goiânia e Trindade, na Festa do Divino Pai Eterno – entre os dias 23 de junho e 2 de julho – precisa tomar cuidados importantes com a saúde na hora da peregrinação. A fisioterapeuta Cristiana Reis, do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), orienta que a caminhada deve ser cumprida com tranquilidade, sem ultrapassar os limites do corpo.

Em média, o trecho deve ser percorrido em quatro ou cinco horas de caminhada. O percurso é longo e, por isso, esteja sempre acompanhado, caminhe com calma e bem alimentado. “Comece devagar, sem pressa, para evitar desgaste ou cansaço desnecessário e até mesmo quedas,” diz a especialista. Escolha bem a roupa e o calçado, que sejam confortáveis. Uma roupa pesada ou apertada dificulta a caminhada e pode, inclusive, provocar assaduras.

Veja também:

Já o calçado, deve ser um tênis leve e com amortecedores, pois ao caminhar, o calcanhar sofre impacto do peso do corpo, conforme explica a fisioterapeuta. Um calçado baixo demais pode provocar dores nos pés e nas pernas e dificultar a caminhada. Use meias esportivas e não aperte demais os cadarços. Em caso de bolhas nos pés, pare e veja a gravidade. Se achar necessário, descanse para aliviar as dores, depois continue.

Durante o dia, evite o sol quente, das 10h às 16 horas. Prefira o início da manhã ou final da tarde e use sempre boné e beba bastante água para manter a hidratação. À noite e pela madrugada, use blusa para se proteger do frio. Em caso de dores intensas, na coluna e nas articulações, é melhor parar. ” Respeite seu organismo. Não ultrapasse os limites do corpo”, ressalta Cristiana. Não é indicado que crianças menores de dez anos façam a caminhada.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno