Especial

Romaria 2024: faltam três dias para a maior festa religiosa do Centro-Oeste

Todos os cantos de visitação em Trindade estão prontos para acolher

Faltam apenas três dias para a maior festa religiosa do Centro-Oeste, a Romaria do Divino Pai Eterno, que começa na sexta-feira, 28 de junho, e vai até 7 de julho. O tema desta edição é: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”. Para este ano, os Missionários Redentoristas estão investindo em sustentabilidade em todos os espaços onde a festa ocorre. A ação reflete os ensinamentos do Papa Francisco sobre o cuidado com a Casa Comum.

Para promover as ações sustentáveis, o Santuário realizou parcerias com várias empresas, adotando iluminação promovida por placas de energia solar, veículos elétricos que fazem o percurso do Santuário até a Nova Casa do Pai, e geradores abastecidos com biodiesel para a realização das missas campais e o percurso até a construção do Novo Santuário.

Essas mudanças buscam aprimorar a experiência dos devotos, em sintonia com as preocupações ambientais. Segundo o padre Marco Aurélio, “estamos olhando para o mundo, para as pessoas e o meio ambiente. Um projeto que será celebrado com muita alegria durante a Romaria”, comenta o reitor.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
O Santuário passou por várias melhorias e reforma para receber todos os devotos durante os dez dias de festa. Segundo o reitor, “a Nova Casa do Pai está sendo edificada. Mas precisamos cuidar do Santuário também. Por isso, o nosso lugar sagrado de intimidade e oração passou por algumas adequações como a troca do telhado juntamente com o forro e iluminação”.

As melhorias são parte de um conjunto de mudanças destinadas a oferecer uma recepção ainda mais acolhedora a cada devoto, bem como proporcionar espaços adequados para que os religiosos realizem seus trabalhos diários.

Espaço do Romeiro
Localizado na praça do Santuário Basílica, no local, os romeiros contam com estandes da TV Pai Eterno, Rádio Difusora, Obras Sociais Redentoristas, Polícia Civil — que oferece orientações e registro de perda de documentos —, além de apresentações artísticas regionais e praça de alimentação.

O local conta também com a Central de Atendimento, onde os devotos podem fazer e atualizar o cadastro de filho evangelizador, além de tirar dúvidas. Segundo o coordenador da central, padre Alexandre Alves, “todos os trabalhadores estão aptos a receber os devotos, sanar todas as dúvidas e prestar os serviços existentes”.

No estande da Polícia Civil, quem perder documentos ou objetos pessoais pode registrar um boletim de ocorrência. Já quem encontrar algum documento ou objeto perdido no Santuário, ou nas imediações, pode entregar no local. Assim, é feito um cadastro e a pessoa que perdeu o objeto pode buscá-lo.

Igreja Matriz
A Igreja Matriz que é parte fundamental da história de devoção ao Divino Pai Eterno passou por melhorias. Por muitos anos, ela foi o ponto principal de acolhida para inúmeros fiéis vindos de todas as partes do Brasil. Hoje, ainda é um dos lugares mais visitados durante a Romaria. De acordo com o reitor e Pároco da Igreja Matriz, padre Tiago de Melo, com a aproximação da festa acontece a necessidade de ajustar algumas coisas na estrutura da igreja e seu entorno.

“Melhoramos a calçada frontal, pois estava com várias rachaduras. Além de adequar a acessibilidade do local com as normas vigentes. E, melhorar a iluminação da igreja”, explica o pároco.

Programação da Vila para a Romaria 2024
Vários projetos foram preparados para que a experiência do romeiro que visitar a instituição seja inesquecível. A programação vai contar com evento na Praça da Amizade, visita guiada, tour até é a Nova Casa do Pai, painéis instagramáveis com a história da instituição, lojinha de artesanato e muitos outros momentos especiais para que o romeiro se sinta parte da família Cottolengo.

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno abraça o Santuário do Irmão em prol dos mais de 300 internos com residência de longa permanência da Vila São Cottolengo, por meio da campanha ‘Nossa Providência é Você’. Lançada no dia 6 de abril, a campanha ficará em vigor até o dia 16 de julho.

Segundo o diretor-presidente da Vila São Cottolengo, irmão Michael Goulart, “a campanha Nossa providência é você” é a ação social oficial da Romaria do Divino Pai Eterno. Ela tem o intuito de cuidar melhor das pessoas, e nós fazemos isso com muito amor”, diz o diretor.

A ação visa arrecadar recursos para custeio das dietas e suplementação dos pacientes com residência de longa permanência. A Vila tem um gasto mensal de 133 mil reais com dietas e suplementação para pacientes com dificuldade na deglutição (ato de engolir). Dessa forma, o gasto anual com as dietas é de mais de 1,5 milhão de reais. Para manter o alto custo, a Vila realiza diversas campanhas e ações durante todo o ano.

Construção do Novo Santuário
A obra do Novo Santuário está a todo vapor e atrai muitos devotos que desejam acompanhar o andamento e rezar pela construção. Neste ano, uma das atrações é a visita guiada na obra. O passeio começa na Vila São Cottolengo, das 8h às 18h, durante todos os dias da Romaria. Com uma equipe preparada para tirar todas as dúvidas dos devotos. O local conta com mirante para que os fiéis possam fazer uma foto e levar de recordação. Ao lado do mirante, está a Capela do Cruzeiro, onde muitos fiéis deixam seus registros.

Caminho da Luz
Percurso que te leva à construção do Novo Santuário, sendo um caminho oracional de intimidade com o Pai Eterno a partir de uma experiência com o meio ambiente. “Vamos rezar desde o batismo de Jesus no Rio Jordão até a instituição da Eucaristia nos caminhos luminosos”, conta o reitor.

Devoção ao Pai Eterno
Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele está retratada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
11 Cometários
  • Janete Pereira da Silva Rodrigues
    25/6/2024 - 11:47:29

    Meu Divino Pai Eterno, obrigada por tudo sempre em minha vida, sou uma filha associada desde 2010 e meu filho também, e onde tive forças para enfrentar um câncer de mama. Minha eterna gratidão. Em agosto, se Deus permitir, irei fazer 14 anos. Amém!

  • Helson José Zerbinatti
    25/6/2024 - 13:05:59

    Que as bênçãos de Deus derramem sobre todos os irmãos!

  • Joaquim de Souza Lima
    25/6/2024 - 15:14:19

    Sou devoto. Estarei em 2025 nas festividades, fazendo uma caminhada da fé de Goiânia a Trindade, em oração e meditação, em movimento sob às graças divinas do Pai Eterno.

  • José Divino Batista
    25/6/2024 - 18:59:34

    A festa em homenagem ao Divino Pai Eterno deve e como será esplendorosa, linda, digna da magnitude do Pai Eterno. Gostaria muito de estar presente! Felicidade à todos!

  • Fabiana Vieira
    25/6/2024 - 19:07:34

    Divino Pai Eterno, rogai por todos nós. 🙏

  • José Maria de Castro Alves
    25/6/2024 - 20:52:37

    Protegei-nos, meu Divino Pai Eterno.

  • Maria Lúcia da Silva
    25/6/2024 - 23:40:23

    Que o Divino Pai Eterno cuide com carinho de todos os romeiros que estão presentes e dos familiares que ficaram em casa. ❤

  • Deusdete Gomes da Silva
    26/6/2024 - 06:59:48

    Pedido de oração para minha família.

  • Miguelina Miranda da Cruz
    26/6/2024 - 09:44:44

    Obrigada, Senhor, por mais uma obra tão importante para todo cristão.

  • Gabriel Penha Feitoza
    26/6/2024 - 11:35:14

    Apenas expresso minha admiração por esta tão linda obra de evangelização. Tive oportunidade de conhecer e fiquei maravilhado. Rezo sempre para que seja conquistada tão logo a conclusão do novo Santuário. Deus abençoe sempre a congregação dos Missionários Redentoristas que estão a frente dessa ação missionária. Sou aqui do interior do Amazonas, mas acompanho sempre pela TV Pai Eterno.

  • Rivail
    26/6/2024 - 18:14:52

    Obrigado, Pai Eterno, sua bênção. Itapeva-SP.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno