Setembro Amarelo: Vamos falar sobre o suicídio!

Psicóloga nas Obras Sociais, Regina Marta Pereira fala sobre o objetivo da campanha nacional.

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 28, exibiu entrevista com a psicóloga das Obras Sociais Redentoristas, Regina Marta Pereira. Ela falo sobre a Campanha Setembro Amarelo, uma mobilização nacional, promovida com a intenção de alertar as pessoas quanto ao suicídio. (Assista ao vídeo abaixo)

Talitta Di Martino: Qual é o objetivo da campanha, Regina?

Regina Marta Pereira: É para alertar a população quanto essa questão do suicídio, que a cada dia cresce no Brasil e no mundo. O objetivo é essa chamada de atenção para uma questão tão importante como essa.

Talitta Di Martino: Em se falando se suicídio, qual é a importância da família para que seja detectado isso em tempo hábil na vida de qualquer ser humano?

Regina Marta Pereira: O papel da família é muito importante porque são aqueles que estão próximos à pessoa que, por algum motivo, apresenta essas ideias, ou um desânimo de viver, de não querer fazer as coisas. Então, é fundamental que a família perceba a motivação da pessoa, o ritmo para trabalho, relações, as frases que ela fala diante de dificuldades, quais são as angústias que essa pessoa está sentindo, perceber se há uma tristeza aparente. Muitas vezes a pessoa pode apresentar sintomas, outras vezes, pode ser uma coisa silenciosa. O suicídio é um assunto muito velado, e quando ele acontece, às vezes não é divulgado como o real motivo da morte. Por isso, a campanha vem com muita força, pois falar é a melhor solução. Às vezes a pessoa não demonstra, e você percebe que ela está em uma vida normal, mas, no entanto, internamente, uma angústia muito grande.

Talitta Di Martino: É possível resgatar essa pessoa? Como é o tratamento?

Regina Marta Pereira: Uma das coisas que a organização mundial de saúde viu em pesquisas é que dentre dez casos de suicídio, nove pode-se prevenir a morte. Temos vários canais de ajuda, um deles é procurar a ajuda. Se sentir alguma angústia, não sabe como resolver um problema, é preciso buscar uma pessoa, um profissional da área da saúde que possa orientar. Temos o Centro de Valorização da Vida (CVV), a ligação é gratuita pelo 141, tem também o chat CVV, cvv.org.br. São muitos canais, se você preferir procure um padre para orientação, um local que trata de saúde, um psicólogo, psiquiatra, mas não fique com a angústia dentro de si. Isso é o mais importante. Quem quiser participar do Setembro Amarelo nas Obras Sociais, acontecerá no dia 2 de setembro, das 8h às 12h. Faça a inscrição pelo telefone 3505 – 1340, deixe seu nome e telefone. Venha falar sobre esse assunto conosco!

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno